Anuncio !

Imigrantes passam dificuldades de adaptação

Ao chegar em um lugar antes desconhecido, o viajante é imediatamente bombardeado com informações culturais diferentes das suas, das mais sutis até as mais relevantes; que englobam desde os gestos até o vestuário. Até mesmo o singelo "V de vitória" feito com a mão pode colocar o recém-chegado em um clima ruim se feitos em países como a Africa do Sul ou na Nova Zelândia inclusive muitos estrangeiros podem sentir o choque ao desembarcar no Rio de Janeiro.

O alemão José Roberto Moshage mora aqui no brasil a muitos anos e ele se mudou aqui para o Brasil enquanto estava fugindo da guerra e contou como foi se mudar para o Brasil "no começo foi bem difícil mais com o passar do tempo eu fui me acostumando com o jeito dos brasileiros  e acabei me adaptando ao pais embora eu também  embora de vez em quando eu morava na Inglaterra além de saber alemão também sei falar inglês fluente  e claro o português embora acabe ficando algum tempo fora do pais eu sempre acabo voltando para esse pais embora minha irmã Odila Moshage ainda esteja na Inglaterra  o que foi mais fácil para se adaptar foi as comidas brasileiras embora em Londres a maioria das pessoas acabam comendo fast food".
O brasileiro Marcelo Mendonça mora nos Estados unidos e em entrevista contou como é morar fora do pais e como ele se sentiu “ Antes de sair do Brasil eu encarei a mudança bem divido. Quando minha mãe me contou sobre a oferta de trabalho, isso sendo ao redor de outubro de 2012, eu tenho que admitir que fiquei bem surpreso, não sabia reagir para aquela notícia. Depois que a notícia começou a fazer mais sentido para mim, eu consegui tem uma melhor visualização do que me esperava no futuro. Ao mesmo tempo de estar contente por ter a oportunidade de terminar a minha educação no exterior, eu tinha certeza iria sentir saudade do meu país de origem, o que é normal sentir. Mas no general eu encarei a novidade positivamente. "
Questionado como foi a adaptação no pais ele comentou “ Eu diria que foi difícil no começo, nos primeiros 6 meses. Não muita por causa da língua já que eu sabia bem o suficiente quando sai do Brasil, mas a cultura diferente foi o que mais me surpreendeu. E quando eu falo de cultura, eu me refiro ao jeito das pessoas, os feriados e muito mais. Eu diria que estava bem adaptado só depois de um ano." Como os americanos te tratam nesse país? Marcelo: "Eu sou bem tratado aqui. Os americanos gostam do Brasil então eu fui bem recebido aqui quando eu cheguei. Mas ao passar do tempo eu notei uma grande diferença dentro da comunidade americana. Ha uma grande separação entre os americanos de origem europeia, os americanos de origem latina e os de origem negra. Mesmo que essa separação não eh por lei, em muitos momentos aparenta ser. O que eu faço então é tentar fazer amizade com vários grupos de amigos, assim eu não tenho que escolher só um eu lembro de tudo do Brasil onde eu morei (Campinas, SP e Poços de Caldas, MG). Eu gostaria de visitar o Brasil com certeza em breve, mas não sei se gostaria de voltar para morar, não até eu terminar a faculdade pelo menos e estou morando nos EUA desde janeiro de 2013, então quase 3 anos."
Como é a cultura americana?  ''A cultura americana é definitivamente diferente da brasileira. Eu acho que muito por causa do fato dos EUA ser um país composto por uma população tão heterogênea. Mas o que mais caracteriza a cultura deles para mim é o senso de humor deles, que é diferente do brasileiro, e a liberdade que as pessoas sentem em ser quem eles quiserem. Acho isso bem interessante.  
Embora muitos se adaptaram facilmente em outro pais nem todo tem a facilidade de se adaptar e muitas vezes essas pessoas acabam se sentindo isoladas e acabam pegando depressão e por isso conversei com a psicóloga Alexandra que atualmente está na Austrália de férias.
A psicóloga Alexandra informou que a cultura local e receptividade das pessoas que vivem no país e Sempre que duas culturas se encontram, acontece uma troca de influencias e de conhecimentos, o importante é que estejamos dispostos.
Quando questionada se a língua pode afetar uma pessoa psicologicamente ela informou que “Pode atingir o desenvolvimento da pessoa em seu novo lugar. O importante é dar um passo de cada vez, para que a barreira da língua, não se torne uma barreira na vida e nos relacionamentos. ” Ela deu algumas dicas de como identificar os sintomas da depressão “algumas características como tristeza, falta de apetite, cansaço, falta de sono, entre outros, são algumas características comuns às pessoas com depressão, mas é importante analisar cada situação, a periodicidade, a relatividade e a combinação das características, para não realizar um diagnóstico incorreto”
Quando os estrangeiros vierem para o brasil e vamos fazer uma das festas mais bonitas do mundo para que todo o mundo lembre dos brasileiros com algo bom e para quem vai mudar de pais olhe sempre com bons olhos essa mudança e que se lembre do que viram no nosso país.

0 Comments:

Postar um comentário

Comments System

Disqus Shortname